1 – Referencial ou denotativa – Usada para expressar a realidade, o fato externo, a informação. Ela põe em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere. Ex.: o noticiário do jornal ou da TV.
2 – Conativa ou apelativa – Empregada para dar conselhos, avisos, ordens ou fazer pedidos: Cuidado!, É proibido fumar!, Vem cá, menino!, Ajude-me!
3 – Emotiva ou expressiva – Serve para expressar atitudes ou emoções. Reflete o estado de ânimo do emissor, seus sentimentos e emoções.
4 – Fática – Serve para manter o diálogo, mesmo sem transmitir mensagens precisas. Não comunica nada, mas mantém aberto o canal de comunicação entre o emissor e o receptor:
E aí, tudo bem?
Alô, alô, está me ouvindo?
5 – Poética – Utilizamo-la para produzir efeitos artísticos. A mensagem, elaborada, trabalhada artisticamente, visa a encantar quem a ouve ou lê. Ex.: uma peça teatral, um poema...
6 – Metalingüística – Valemo-nos desta linguagem para explicar o significado de outra linguagem. Esta função possibilita a um código se referir a ele mesmo, explicando-se (é a palavra comentando a palavra). Exemplos:
a) “Frase é qualquer enunciado lingüístico com sentido completo.” (Note que, para darmos a definição de frase, empregamos uma frase. O código utilizado foi a língua portuguesa.).
b) “O português é uma das línguas mais difíceis do mundo.”(Repare que, para falar das dificuldades do idioma, usamos o próprio idioma).
_______________Comentários:
1 - Conativa (item 3): vem de ‘conação’, que quer dizer intenção ou atitude dirigida, objetivando direcionar ou disciplinar comportamentos. A linguagem conativa, muito usada em cartazes e comerciais publicitários, procura influenciar as pessoas, levando-as a tomar atitudes como:
a) fazer algo:
“Compre hoje e pague a primeira prestação só daqui a três meses!”
“Doe sangue. Seja bom. Salve vidas.”
b) não fazer algo:
“Não suje a cidade. Embale seu lixo.”
“Não anule o seu voto. Ele pode mudar o Brasil!"
2 – ‘Fática’ (item 4) deriva do verbo latino “fari” (falar).
3 – ‘Metalingüística' quer dizer ‘além da linguagem’.
4 – ‘Enunciado’ significa expressão, declaração, exposição.
@@@
Obrigado por me ler!
Nenhum comentário:
Postar um comentário