domingo, 7 de fevereiro de 2010

Adriana Absoluta

...E cumpriu-se de novo o ciclo haideggeriano: o contínuo vir-a-ser nos retraçou os destinos: eu tão longe, e Adriana na linda e viçosa Caxias.
Todavia, quando penso nela intensamente, surgem-me os humildes assistidos, ditosos sem o saber, sem o cismar sequer.
Quando unicamente a contemplo, paro tudo: sem escrever, navegar, redigir, corrigir, transito de alma em alma, afundo em felicidade e recuso qualquer salvação.
Os sentimentos, ancorados no cais completo, complexo, perpétuo da sua dignidade, competência, sensibilidade e ética jurídicas, se desatam simplesmente.
A ela, as amplas evocações; para ela, as causas mais trêmulas, palpitantes; nela, a segurança das partes; dela, sempre um "pro labore" para uma passagem, um pão, um leite urgentes; dentro dela, o coração-carícia sob o manto da impessoalidade; por ela, fazem-se horas extras gratificantes e irremuneráveis; sem ela, a ausência do Bem...

Atendi as partes com deferência e os seus funcionários com solicitude. Aos iluminandos Estagiários, assessorei com a devida vênia. Logo, fiz o que pude; mas foi deveras pouco, tão pouco, que choro contrito, em silêncio e escondido.
Externei quiçá algures algum desabafo, rancor, ódio ou mágoa por atritos-relâmpagos. Mas fico com Virgílio:
"Talvez um dia seja um prazer
Recordar estas coisas."

Porque não sei se ainda passeio no caminho encantador há tanto desfeito, se abraço a eterna ternura do que passou, se...
Sei sim que ante o Poder Judiciário, meu alegre/triste/grato espírito se apequena tanto que nele apenas cabem as multidões de pobrinhos e meu belo ambiente de trabalho no Fórum de Nova Iguaçu.
Acordemos: a DP tornou-se eficiente porque forte é o aparato legal dos superiores e apoial dos colegas do TJERJ. Os colegas...
Aí a saudade perde de vez seus sensatos limites.

Quisera ter mais fé. Mas porém creio sempre, e muito, na Lei. Será então a Lei uma forma de Deus?!
Como dizer que te amo sem dizer que te amo, Adriana? E vós, demais paladinos? Convencer-vos como, com tão anônima voz?
A resposta, frágeis e invencíveis Titãs: é porque não amo a vós, mas sim vosso desvelo ao Ideal. Pois o que seria da Dama da Espada sem a vossa tiara? Sem vós, incontáveis diamantes Adrianas? (Ilumino-me junto, e tanto...)
Comparo-vos às estrofes líricas de toda grande Epopéia, que sustentam sua estrutura formal, partindo da emoção individual à comoção nacional.
Operais mesmo entre a prece e o milagre, diante da absoluta pureza do texto e a
esperada grandeza do magistrado.

Defensoria Pública: atitude, postura? Cargo, função, profissão? Meta, degrau, escalada? Sacerdócio, renúncia, missão? Limite, ápice, zênite?
Isso e além: é o inexcedível salmo sem fim, murmurado timidamente por quantos anseiam e buscam, todas as manhãs, aurora a aurora, a excelsa proteção do Direito!

Cabo Frio, 20/11/2006.
Modificado 59 vezes até 23/02/2009.


Notas:
1 - Dedico este artigo a Adriana de Araújo João, meiga presença, professora-presente, multicor, translúcida, cordial mestra dos silêncios delicados.
2 - Inspirei-me n'Os Dez Mandamentos do Advogado, de Eduardo J. Couture, disponível em "Textos Jurídicos" no site www.recantodasletras.com.br.
Inspirei-me também nuns preceitos antiquíssimos sobre a seriedade do funcionário em relação aos necessitados que dependiam dos serviços judiciais (algo como "seja (o funcionário) o marido da viúva..." --- numa alusão à sua dedicação pelos desvalidos).
3 - Publius Virgilius Maro, autor da "Eneida".
4 - Assistido - assistir (zelar, socorrer, ajudar, amparar, proteger).
5 - Somente os Defensores Públicos ingressam por concurso. Os demais servidores da DP são oriundos (emprestados) de outros Órgãos, jamais concursados – uma injustiça!
6 - "Pro labore" - expressão latina; significa ajuda de custo.
7 - Há no ordenamento jurídico brasileiro a figura do 'Quinto Constitucional', abarcando O Ministério Público e a OAB, para efeito de promoções a Desembargador, no Poder Judiciário. Defendo o 'Sexto Constitucional', onde entraria também a DP. Por que não?!

Nenhum comentário: