domingo, 7 de fevereiro de 2010

Textos não têm honra

Abro este ensaio com uma citação de Fernanda Mussalim(1):

O objetivo do leitor crítico: explorar a
ligação entre as significações produzidas e
as formas lingüísticas mobilizadas. (p. 15)

O contexto do poeta: sua Escrivaninha. No caso do Recanto das Letras, procuro ler, além do texto focado, o perfil do autor, a sua produção completa ali exposta e todos os comentários afins. Não dispenso nem mesmo comentários deste escritor a outros, em suas escrivaninhas. Nem sempre, porém, consigo fazê-lo.
Inicia-se então o fascínio da coisa. Porque, uma vez produzido e publicado, o texto parece ao seu autor acabado e (quantas vezes!) perfeito.
E não: aí começam suas trajetórias pelo domínio social --- a comunidade de interlocutores, que, de novo e individualmente, o refletirá e emitirá (ainda que para si) juízos de valor:
--- Eu? Comentar isto?! Fala sério...
ou
--- Puxa, que lindo!

Logo os textos se apresentam, na expressão de Fernanda Mussalim, como "produtos coletivos em constante processo de re-elaboração" (p. 23)
Desfilam eles, assim, ao nosso sabor de traças, que os selecionamos, digerimos e nos manifestamos:
--- Delicioso!
ou
--- Arghh!....

Aí reside o embate: quanto uma traça publica sua opinião-que-maravilha!, tudo bem:
--- Não falei? Eis meu talento reconhecido!
--- Isto sim é leitor! Interpretou exatamente o que eu quis dizer!
Quando porém externa uma opinião-que-horror!, nada bem:
--- A minha honra!...
--- Minha obra-prima, que escrevi de um jato!...
--- Mas com tantas opiniões favoráveis!...
--- Quase 50 mil leituras!...
--- O administrador do site não enxerga essas injustiças?!
--- Aí já é perseguição!
--- Vamos nos unir contra, gente!

Quantos brios ofendidos! Quanto melodrama inglês-vendo! Quantos poemas vagabundos! Quanta diletância ilusória, exigindo reverências shakespearianas!
Fosse eu um texto, diria apenas: Escreva-me melhor, cavalheiro. Molda-me como um cântaro forte e trabalhado. Ou não chegarei inteiro ao imenso oásis da próxima geração...
Evite, substitua ou controle palavras como:
a) os adjetivos profundo, lindo, poético, bom, belo, excelente, maravilhoso
b) os verbos ser, estar, ter e haver
c) os pronomes eu e você
d) os advérbios bem, muito.

Senhores, textos não têm honra. Nem desonra.


Notas:
(1) Linguagem --- Práticas de Leitura e Escrita (vol. 1), de Fernanda Mussalim. Coleção Viver, Aprender. Global Editora Ltda., SP, 2004.


Alertem-me por favor sobre qualquer tipo de erro. E obrigado por me lerem!

Nenhum comentário: