domingo, 7 de fevereiro de 2010

Cem Anos de Gabriel García Márquez

Nascido em Aracataca, um povoado pobre da Colômbia, ele fez anos 80 em 05 de março.

2007 foi especial para García Márquez: além de se tornar um octagenário, completou quatro décadas a publicação da história fantástica do coronel Buendía narrada em Cem anos de solidão, 25 anos após ter recebido o maior prêmio universal das letras (o Nobel de Literatura) e 60 de produção literária, com a publicação do conto "A Terceira Resignação".

Em 1967, ele afirmou: "Parece-me necessária uma enorme irresponsabilidade para ser escritor".

Já vendeu 32 milhões de cópias de Cem..., sendo agraciado pelas academias de língua espanhola com uma edição de um milhão de exemplares do romance, durante o IV Congresso Internacional de Espanhol, em março, no porto colombiano de Cartágena.

Possui 22 obras publicadas, a última em 2004: Memórias de minhas putas tristes.

A leitura ininterrupta do texto por políticos, artistas e jornalistas no Palácio Linares de Madri, foi a homenagem que a Espanha preparou para aquele que é considerado o escritor vivo mais importante da língua espanhola.

O governo colombiano comemorou em 2007 o Ano García Márquez, com o anúncio da reconstrução da casa em que viveu em Aracataca.

Suas convições o levaram a colaborar, de forma discreta, com o processo de paz que permitiu no começo dos anos 90 a desmobilização do grupo guerrilheiro colombiano M-19.

Ele se tornou repórter, após abandonar os estudos de advogacia na Universidade Nacional de Bogotá; garante que nunca abandonou sua profissão de origem. Vários textos jornalísticos seus se transformaram em parte integral de sua obra, como ocorreu em 1996 quando publicou "Notícia de um sequestro".

O livro, que relata uma série de sequestros, , ordenados pelo antigo chefe do narcotráfico colombiano, Pablo Escobar, foi "uma experiência humana devastadora", segundo o romancista.

Esta sensibilidade para narrar jornalisticamente histórias é, para alguns analistas, a marca registrada de sua obra.

Humildemente revelo possuir um exemplar de Cien Años de Soledad autografado (malditos garranchos!) por ele:

"En honor de mí compatriota,
Señor Jô Siqueira.
Mucha salud y exitos para usted.
Un grande abrazo,
en nombre de la solidariedad!
Gabo"

------ @@@ ------


Alertem-me por favor sobre qualquer tipo de erro. E obrigado por me lerem!

Nenhum comentário: