domingo, 7 de fevereiro de 2010

Contos de Machado de Assis (sinopses)

A Cartomante
A Causa Secreta
A Igreja do Diabo
A Missa do Galo
Anedota Pecuniária
Capítulo dos Chapéus
D. Paula
Fulano
Galeria Póstuma
O Enfermeiro
O Espelho
Pai Contra Mãe
Sereníssima República
Singular Ocorrência
Teoria do Medalhão
Último Capítulo


A Cartomante
Narra a história de Camilo, Vilela e Rita. Os dois primeiros eram melhores amigos; a segunda era esposa do segundo e amante do primeiro.

Quando Camilo começa receber denúncias anônimas, diminui a frequência das visitas ao amigo. Preocupada, Rita visita uma cartomante, fato que faz Camilo rir.

Quando Vilela chama Camilo à sua casa, ele vai preocupado, e passa antes na cartomante pensando que não tem nada a perder. Ela lhe assegura que nada vai dar errado, e ele chega despreocupado na casa de Vilela, onde encontra Rita morta. Vilela então o mata.
(do livro Papéis Avulsos)


A Causa Secreta
Fala de dois homens que, após um salvar a vida do outro e passar-se algum tempo, tornam-se sócios. Mas,pouco aos poucos, um deles vai demonstrando tendências sádicas, torturando animais, fato que atordoa a esposa.

Quando ela morre, Fortunato, o sádico, presencia o amigo beijar a testa da mulher e derreter-se em choro, saboreando o momento de dor do amigo que lhe traía.



A Igreja do Diabo
Trata de uma nova ideia do diabo: fundar uma Igreja e organizar seu rebanho, tal qual Deus. Após comunicar Deus de seu futuro ato, vai à Terra e funda com muito sucesso uma Igreja que idolatra os defeitos humanos.

Mas aos poucos os homens vão secretamente exercitando virtudes. Furioso, o Diabo vai falar com o Todo-poderoso, que lhe aponta que aquilo faz parte da eterna contradição humana.
Histórias sem Data



A Missa do Galo
Fala de uma singular conversa entre uma senhora de 30 anos e um jovem de 17, que tinha que manter-se acordado para acordar o amigo para irem à missa do galo. Eles conversam, ele apieda-se dela (o marido a traía e ela se resignava), admira-a e distrai-se.

Por fim o amigo o chama, já que já havia passado da meia-noite, e ele nunca mais tem outra conversa profunda com ela.



Anedota Pecuniária
É uma pequena crítica à ganância. Nela um homem "vende" suas sobrinhas aos homens que as amam por causa de sua fascinação com o dinheiro.
Histórias sem Data


A Sereníssima República
Fina crítica ao processo eleitoral, feito como um discurso de um cônego que afirma ter achado uma espécie de aranha que fala e criado uma sociedade delas: a Sereníssima República.

Ele escolhe como sistema de eleição um baseado no da República de Veneza, onde se retiravam bolas de um saco com o nome dos eleitos.

Este sistema, porém, vai sendo fraudado pelas aranhas, corrigindo-se, adaptando-se e variando diversas vezes e de diversos modos, eternamente corrupto.



Capítulo dos Chapéus
É um conto onde aparece a frivolidade e ostentação da época de Machado.

Mariana, após pedir ao marido que troque o seu simples chapéu, testemunha a sociedade (na famosa rua do Ouvidor) e acaba pedindo que ele permaneça com seu chapéu. Histórias sem Data



D. Paula
Contoa sobre um casal que realiza uma separação temporária por ciúmes, com fundos, do marido. O caso é mediado pela tia da esposa, Dona Paula, quando descobre quem é o outro: trata-se do filho do homem com quem teve caso análogo, fato que deixa seus sentimentos bem abalados em relação ao caso.



Fulano
Beltrão é um homem que vai aos poucos se tornando mais um homem público que privado. Após receber inúmeros elogios públicos, acaba deixando todos os seus bens para a posteridade, e não para a família. Histórias sem Data



Galeria Póstuma
É uma crítica à hipocrisia, onde o sobrinho de um falecido recente lê em seu diário as verdadeiras opiniões do tio sobre aqueles que o cercavam em vida, incluindo o rapaz. Histórias sem Data



Singular Ocorrência
É o relato de um homem a um amigo sobre o caso extraconjugal de outro amigo. Ele conta que esse amigo e a amante eram apaixonados (ela abandonou a difícil vida fácil por ele) e que, numa única vez, o traiu.

E foi este caso que gerou um grande turbilhão emocional que quase acabou no rompimento e suicídio dela, mas eles por fim se reconciliam e vivem felizes até que ele muda de província e morre antes de voltar. Histórias sem Data


O Espelho
Fala de um homem que dá sua opinião sobre a alma humana, num grupo de amigos que realizam discussões metafísicas. Ele descreve uma situação de sua juventude, onde, após ter sido engrandecido pelo recém-conquistado posto de alferes, encontra-se sozinho.

Solitário, passa a ter medo, até a que um dia se veste com seu uniforme de alferes e encara o espelho, encontrando assim o outro lado de sua alma.

Segundo ele, temos duas almas: uma externa, que nos vigia, e a nossa, que vigia o exterior. Isso -o retira da solidão.

Portanto, este conto envidencia o conflito entre a essência (a alma interior) e a aparência (alma exterior).



Teoria do Medalhão
Relato de um pai aconselhando o filho, no dia de seus 21 anos. Ele lhe diz que um futuro o espera, que pode ter várias carreiras diferentes, mas que devia ter uma de resguardo, preferencialmente a do medalhão.

Para isto, devia ter pouquíssimo conhecimento, originalidade, ironia, gosto ou qualquer idéia própria.

E nisso disserta sobre a necessidade de o filho sempre se manter neutro, usar e abusar de palavras sem sentido, conhecer pouco, ter um vocabulário limitado etc.

Enfim, é uma bela ironia machadiana sobre os valores da sociedade de sua época.



O Enfermeiro
Um homem, à beira da morte, conta um caso de seu passado. Ele foi, em 1860, ser enfermeiro de um velho e mau coronel, o qual acaba esganando alguns dias antes de partir, por não mais suportá-lo.

Quando se abre o testamento, ele é declarado herdeiro universal, e distribui lentamente o dinheiro em esmolas.

Enquanto isto se passa, vai se convencendo de sua inocência, apoiado pela sociedade que odiava o velho e que aprovava as suas ações, que consideram redentoras.



Pai Contra Mãe
Cândido Neves, caçador de escravos fujões, não o é por opção, mas apenas porque não aguenta qualquer outro emprego. Casa e passa a adquirir dívidas, com clientela cada vez menor; quando engravida a mulher, as dívidas aumentam.

Depois de despejados, vão morar em um quarto emprestado e o menino nasce. Após ceder às pressões da tia da esposa, Candinho vai por a criança na Roda dos Enjeitados.

No caminho, porém, captura uma escrava, recebendo uma gorda recompensa, mantendo assim a criança. Mas a escrava estava grávida, e provavelmente abortou com os castigos recebidos, ficando a vida do filho de Candinho em troca da de outra.



Último Capítulo
É o bilhete de um suicida. Azarado a vida toda (ele literalmente caiu de costas e quebrou o nariz), sua vida foi povoada de desgraças.

Quando estava inventariando os bens da esposa morta, achou cartas de amor de seu sócio. Decidiu matar-se e deixar em seu testamento a cláusula de que deveriam ser comprados sapatos e distribuídos, já que vira um pobre coitado (mais que ele) feliz a contemplar seus calçados.
Histórias sem Data


Fonte: Internet. Não me lembro do site. Agradeço qualquer ajuda.

Nenhum comentário: