domingo, 7 de fevereiro de 2010

Mensagem aos Versonautas

Se erro nos juízos é por excesso, jamais por omissão. Opino demais, vou além das fronteiras que separam a elegância do silêncio das almas. Paciência.

Porque entendo que o escritor simboliza a eterna busca da glória; para esses então, e só para esses, escrevi, escrevo e escreverei.

Minhas considerações apenas refletem um alerta sadio aos verdadeiros críticos literários, que hão de vir; nada além de uma leve referência, que os ajude no seu denso percurso analisando obras e autores.

Esse meu “Gostei, porque...” ou “Não gostei, porque...” nenhum outro mérito possui, creio.

Comentei muitos trabalhos até hoje. Em outros tempos, fui expulso sete vezes do Recanto das Letras, perdendo um mar de textos.

Falei bem de alguns, imenso mal de outros. Espero que, mesmo magoados, reflitam, perdoem minhas opiniões. Afinal, alguém tem que se expor perante a Literatura: por que não eu e vocês?!

As observações apenas traduzem a minha visão pessoal da Arte; nada mais. Sem maiores pretensões...
Analiso os trabalhos como leitor comum, não como especialista; externo apenas impressões de leitura,
jamais juízos críticos.

Parabéns aos vates pelo imenso número de visitas e a grande quantidade de poemas escritos.

Aceito sugestões e críticas, que agradeço.



Nota:
1 - Cremos ter criado um termo novo, inaugurando uma dizer inédito --- e vem a realidade provando o contrário.
Esse "Versonauta", que usei em junho de 2008 num comentário a uma menina do Recanto, e ao qual agora voltei (outubro de 2009), empregando-o no título acima: dias depois, por curiosidade, procurei no Google, e lá estava ele, usado por alguém de honra inabalável como Denise de Souza Severgnini. Isto além de seu emprego em italiano e espanhol.
Idem, A Porta Perfeita, Alma em Flor, Em Perpétua Luz, Mãe, Milagre Maior e Selva Verbal, recém-publicados por mim no Recanto, todos com amplo e intenso uso na Internet.
A isto se chama, creio, estilo de época --- a confluência de vários dizeres individuais, que inconscientemente coincidem.


Pedido:
Alertem-me por favor sobre qualquer tipo de erro. E obrigado por me lerem!

Nenhum comentário: