domingo, 7 de fevereiro de 2010

Estratégias de leitura: texto e ensino, de Maria Pauliukonis & Leonor Werneck dos Santos

Pede-me a consciência - regiamente recompensada por tão edificante leitura - que escreva algo sobre este livro. Recuso o pedido: acho-me às voltas com quatro leituras simultâneas, inclusive a dele. Isto fora a preparação de novos exercícios de português e literatura para meus alunos - "para ontem"! Comentá-lo-ei sim, um dia...
O site www.lucerna.com.br disponibiliza (parabéns!) a apresentação da obra, seu índice temático e os vinte articulistas selecionados. Seus perfis:

André Crim Valente – Professor Adjunto de Língua Portuguesa da UERJ; Vice-Coordenador do Programa de Doutorado de Língua Portuguesa da UERJ. Professor Titular de Lingüística da FACHA e de Comunicação Empresarial do IBMEC.
É autor de "A Língua nossa de cada dia" (Ed. Vozes) e organizador de "Língua e Literatura e Aulas de português: perspectivas inovadoras"
(Ed. Vozes).

Angela Maria da Silva Corrêa – Doutora em Linguística pela UFRJ. Integrante do Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da UFRJ.
Publicações mais importantes: “Uma abordagem comunicativa da tradução”. IN: Pauliukonis & Gavazzi (Orgs.), 2003; “Estratégias e problemas do tradutor aprendiz: uma visão introspectiva do processo tradutório”. IN: MONTEIRO, M. J. (Org.). "Práticas discursivas: instituição, tradução e literatura" (UFRJ, 2000); “A análise do discurso e o ensino / aprendizagem do francês LE”. In: TADEI, E. (Ed.) e "Perspectivas: o ensino da língua estrangeira" (1997).

Cilene da Cunha Pereira – Doutora em Letras pela UFRJ, onde atuou como professora de Língua Portuguesa. Professora do Curso de Pós-graduação do Centro Universitário de Barra Mansa/RJ. Membro da Academia Brasileira de Filologia. Tem participado, desde 2002, dos processos de avaliação do ensino nacional e estadual (SAEB, ENEM, ENADE, SARESP e SARERS).
Organizou a "Minigramática do Português Contemporâneo", de Celso Cunha (1996), a "Gramática Eletrônica" (1997) e o site "Tira-dúvidas em Português". É coautora de "Miscelânea de Estudos Linguísticos, Filológicos e Literários" (1995) e "Dúvidas em português nunca mais!".
Integrou a equipe de Lexicografia do VOLP e do Vocabulário Onomástico da Língua Portuguesa (ABL, 1998-1999).

Claudio Cezar Henriques – Doutor em Língua Portuguesa. Professor Titular de Língua Portuguesa da UERJ. Membro da Academia Brasileira de Filologia. Publicou, entre outros títulos, "Sintaxe para a linguagem culta contemporânea" (5. ed., EDUERJ, 2005) e "Atas da Academia Brasileira de Letras: presidência Machado de Assis, 1896-1908" (ABL, 2002). Organizou, em coautoria, "Língua e transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos" (Contexto, 2002) e "Língua e cidadania: novas perspectivas para o ensino" (Ed. Europa, 2004).

Cristiane Guimarães – Mestre em Língua Portuguesa pela UFF, com a dissertação: "Entrevistas na mídia impressa: argumentação e persuasão das minorias sociais". Doutoranda em Língua Portuguesa pela UFF. Professora das redes Estadual e Municipal de Educação.

Edila Vianna da Silva – Doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ. Professora de Língua Portuguesa da UFRJ e UFF. Em 2004, passou a integrar o Grupo CIAD. Apresentou "A variação no ensino: o papel da escola na aquisição das competências lingüísticas do leitor / produtor de textos" no III Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa, na UERJ. Recentemente, expôs no 10.º Simpósio Nacional de Letras e Linguística, na UFU (MG), o texto “Ensino de Língua Portuguesa: variação, léxico e argumentação”.

Fernando de Almeida – professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFF. Estuda a linguagem, o discurso do humor e a interação em aula de língua estrangeira. Autor de "Linguagem e Humor"
(EDUFF, 1999), publicou ainda capítulos de livros e artigos em revistas especializadas.

José Carlos de Azeredo – Doutor em Língua Portuguesa pela UFRJ, onde atuou como professor da Graduação e da Pós-Graduação ("stricto sensu"). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Língua Portuguesa da UERJ, onde integra o Programa de Doutorado de Língua Portuguesa do Instituto de Letras.
Possui várias publicações, dentre as quais se estacam: "Fundamentos de Gramática do Português" (Zahar, 2000); "Iniciação à sintaxe do português" (Zahar, 1990); "Língua Portuguesa em debate", como organizador (Vozes, 2000); e “O aposto e o intertexto”
(Pauliukonis & Gavazzi (Orgs.), 2003).

Leonor Werneck dos Santos – Doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ e Professora Adjunta de Língua Portuguesa da mesma universidade. Desenvolve projetos nas áreas de Lingüística Textual e Análise do Discurso, na linha de pesquisa língua e ensino. Integrante do GT da ANPOLL de Linguística do Texto e Análise da Conversação.
Além de vários artigos publicados em livros e revistas especializadas, organizou "Discurso, coesão, argumentação" (Oficina do Autor,1996) e publicou "Articulação textual na literatura infantil e juvenil" (Lucerna, 2003).

Lúcia Helena Martins Gouvêa – Doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ e Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas dessa Universidade. Membro do Projeto Integrado de pesquisa do CIAD/RJ e do Grupo de pesquisa do Projeto em Análise do Discurso e Ensino (PROADE).
Publicou, dentre outros, os artigos: “Sujeito da enunciação e construções concessivas em textos midiáticos” (Anais do IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, UERJ, 2005) e “Conectores concessivos e adversativos: uma visão discursiva” (Revista eletrônica Interletras, 2005).

Lygia Maria Trouche – Doutora em Literatura Comparada pela UFF, com pesquisa centrada na questão da literatura e a construção da identidade linguística brasileira no século XIX. Professora Adjunta de Língua Portuguesa da UFF, onde também coordena o Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu", de Língua Portuguesa. Sua área de interesse abrange Linguística do Texto e Linguística Aplicada ao ensino de língua materna e de Português como Língua Estrangeira. Em 2005, passou a integrar o Grupo CIAD/RJ.
Publicou trabalhos apresentados em congressos e artigos, como em: JÚDICE, Norimar (Org.) "Ensino da língua e da cultura do Brasil para estrangeiros". Niterói: Intertexto, 2005. Organizou ainda a publicação eletrônica do CD "Português em Debate".

Maria A. Lino Pauliukonis – Doutora em Língua Portuguesa, Professora Adjunta da UFRJ, atuando na Graduação e Pós-Graduação, na linha de pesquisa “Língua e ensino”, com Projeto de pesquisa sobre os processos enunciativos do discurso midiático.
Coordenadora do Grupo de pesquisa CIAD (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso), desenvolve Projeto Integrado com pesquisadores da UFRJ, UFF, UERJ e CAD (Universidade de Paris XIII).
Além de várias publicações em livros e revistas da área, organizou, com Sigrid Gavazzi, "Texto e discurso: mídia, literatura e ensino" (Lucerna,
2003) e "Da língua ao discurso: reflexões para o ensino" (Lucerna, RJ, 2005).

Maria da A. M. de Pinilla – Mestre em Língua Portuguesa pela UFRJ, onde leciona desde 1970. Pesquisadora do Projeto PEAD – Ensino de Língua Portuguesa, desde 1995, e do CIAD/RJ. Participa de bancas de avaliação e de supervisão em vestibulares, na UFRJ (desde 1992), UFF e UNIRIO.
Coautora de programas educacionais televisivos veiculados pela TVE/MEC e de material didático para professores de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio – SEE/RJ). Coordena o Programa de Requalificação Profissional em Língua Portuguesa (SEE/RJ).
Participa, pela Fundação Cesgranrio, desde 2003, dos processos de avaliação do ensino nacional e estadual (SAEB, ENEM, ENADE, SARESP e SARERS) e dos programas de Melhoria da Qualidade de Ensino dos Estados de Tocantins e Mato Grosso.

Maria Cristina Rigoni – Doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ, onde atuou como docente de 1975 a 2001. Coautora de programas educacionais televisivos veiculados pela TVE/MEC e de material didático para professores de Língua Portuguesa.
Participa, pela Fundação Cesgranrio, do programa de Melhoria da Qualidade de Ensino dos Estados de Mato Grosso e Tocantins.
Coordenou, de 1995 a 2001, o Projeto: PEAD – Ensino de Língua Portuguesa. Atualmente, coordena programas de Atualização Profissional e de Co-orientação Curricular, desenvolvidos em parceria entre a UFRJ e a SEE-RJ (desde 2004) e publicação de materiais didáticos das disciplinas da Educação Básica, para utilização nas escolas da rede pública do Rio de Janeiro (2005).

Maria Thereza Indiani – Doutora em Études Littéraires Françaises et Comparées pela Université
des Langues et Lettres de Grenoble (França, 1977). Possui Pós-Doutorado na School of Cognitive and Computing Sciences, como Visiting Research do Falmer Language Group (fev. 1988-jan. 1990).
Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ (1984 a 1996). Coordenadora do Projeto PEAD – Ensino de Língua Portuguesa, desde 1995. Pesquisadora do Projeto NURC/RJ. Coautora de programas educacionais televisivos veiculados pela TVE/MEC e de material didático para professores de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio – SEE/RJ).
Participa, pela Fundação Cesgranrio, do programa de Melhoria da Qualidade de Ensino dos Estados de Mato Grosso e Tocantins. Colaboradora do Programa de Requalificação Profissional em Língua Portuguesa (SEE/RJ).

Regina Célia Cabral Angelim – Doutora em Língua Portuguesa, pela UFRJ, com tese sobre polifonia no discurso jornalístico opinativo. Possui artigos publicados sobre polifonia, implícito e argumentação. No convênio SEAD/ UFRJ/CEP, elaborou o módulo didático Argumentação, publicado pela FUJB/ UFRJ, em 2001.
Na ECEME, Exército Brasileiro, preparou uma das três partes do Curso de Redação, divulgado pelo site do Exército, em 2002. Também em coautoria, preparou para as forças armadas o site "Tira-dúvidas em língua portuguesa" (2002) e o livro "Dúvidas em português nunca mais!" (Nova Fronteira, 2005).
Autora do artigo “Polifonia e implícito como recursos argumentativos em textos midiáticos” (Pauliukonis & Gavazzi (Orgs.), 2003).

Rosane Santos Monnerat – Doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ, Professora Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. Tem feito pesquisas em Linguística do Texto, Linguüística Aplicada ao ensino de Língua Materna e Análise do Discurso. Possui vários trabalhos publicados nessas áreas, entre os quais o livro "A publicidade pelo avesso" (EDUFF, 2003).

Sigrid Gavazzi – Doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ, Professora Adjunta de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem / mídia, linguagem / sociedade. Publicou sua Tese de Doutorado, Fechamentos em entrevistas (EDUFF, 1998), Marcas morfossintáticas na interação prefeito / eleitor(res) (EDUFF, 1999) e Polidez mediática: uma questão discursiva (EDUFF, 2001).
Organizou, com Maria A. L. Pauliukonis, os livros "Texto e discurso: mídia, literarura e ensino" e "Da língua ao discurso: reflexões para o ensino"
(Lucerna, 2005).

Tânia Reis Cunha – Doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ e Professora Adjunta de Língua e Literatura Francesas na mesma Universidade. Desenvolve pesquisas na área de Tradução e de Leitura.
Publicações recentes: “Reflexões sobre o processo tradutório de alunos de FLE”. IN: Gragoatá – Revista do Instituto de Letras da UFF (2003); “Estratégias discursivas envolvidas na tradução” (Pauliukonis & Gavazzi (Orgs.), 2003); e “Coesão e coerência textual” (Pauliukonis & Gavazzi (Orgs.), 2005).



"Estratégias de leitura: texto e ensino", de Maria Pauliukonis & Leonor Werneck dos Santos (Organizadoras)

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