domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Menino Grapiúna, de Jorge Amado (resenha)

Memórias autobiográficas romanceadas, centradas na infância de JA. Ele elenca figuras, temas e cenários que farão parte de sua fugura ficção: prostitutas, vagabundos, mestres de saveiro, feirantes, capoeiristas, macumbeiros, aventureiros, jagunços, coronéis...
Permitimo-nos usar dois lugares-comuns para expressar o teor do livro: 'linguagem coloquial' e 'leve tom de nostalgia', derramando simpatia e ternura por todos, especialmente os humildes.
Recomendamo-lo para a pré-adolescência em diante.



O Menino Grapiúna, de Jorge Amado. Ilustrações de Floriano Teixeira. 129 p., 24ª ed. Ed. Record, RJ, 2006.

Sobre "Grapiúna": "Bras. (BA): Alcunha que os sertanejos dão aos moradores da capital." (Dic. Aurélio)

9 comentários:

Unknown disse...

GRAPIÚNA É UMA AVE.
UMA AVE DE COR NEGRA.
ESTA AVE SE PROTEGE DOS SEUS PREDADORES NATURAIS, SE MIMETIZANDO, DEVIDO A SUA COR PRETA, POUSANDO QUANDO EM PERIGO, EM PEDRAS PRETAS, RICAS NA REGIÃO GRAPIÚNA - CUJA CAPITAL É CONHECIDA POR ITABUNA - ITA- PEDRA, UNA=PRETA. O B FOI INSERIDO POR EUFONIA, PELOS CAPUCHINHOS E JESUITAS EUROPEUS, QUANDO PRONUNCIAVAM A PALAVRA ITA-UNA, OU SEJA PEDRA PRETA, DAÍ- ITABUNA.

COPIOU?

Unknown disse...

a memória quando é trabalhada pelo encanto do romance é pedagogicamente mais objetiva, possibilitando assim melhor clareza, entendimento e compreensão de quem quer aprender e apreender significados, ou seja, conhecimentos.

CAPTOU?

SOMOS UMA REDE SOCIAL ITABUNA CENTENÁRIA, A R/SIC, HOJE COM MAIS DE 110 MEMBROS, ENTRE POETAS, MÉDICOS, ECONOMISTAS, HISTORIADORES, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, MESTRES DA UESC - UNIVERSIDADE LOCO REGIONAL DA SANTA-CRUZ. QUE TEM EM SEU BRASÃO O LEMA: "IN ALTUM", OU SEJA, FAÇA-SE AO LARGO. PALAVRAS DO MESTRE JESUS, QUANDO DO MILAGRES DOS PEIXES. O AMADO JORGE É O NOSSO PAI. ELE NOS TROUXE LUZ E FORÇA QUE NOS CONDUZ DE MENINO-GRAPIÚNA A INFANTE-GRAPIÚNA.
OS INFANTES-GRAPRIÚNAS SÃO OS FILHOS DE JORGE. DO AMADO JORGE. NÓS RECONDUZIREMOS A REGIÃO AO SEU ESTADO DE PLENO BEM ESTAR: AMBIENTAL, MENTAL E SOCIAL, RUMO A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO GRAPIÚNA.

lukas disse...

esse livro é uma merda, com certeza o pior que já li

Unknown disse...

Livro parece o cu de quem escreveu

Anônimo disse...

O menino do anus limpo

Unknown disse...

O menino q deu a bunda

Unknown disse...

O diente lambe e chupa

Anônimo disse...

Esse é o menino que da o cu

Anônimo disse...

Eu me fudi porra causa desse livro